ANTES DE VIAJAR


• Informe-se tanto quanto possível.

Quanto mais você souber sobre o local Patrimônio Mundial a ser visitado, mais intensa e viva será sua experiência lá.

Vivencie os lugares históricos, os meios culturais, o ambiente natural, os costumes, lendas, informes locais e o que mais puder encontrar.

O Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO é um grande ponto de partida para iniciar suas pesquisas: http://whc.unesco.org


UNESCO's World Heritage O Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO Centre is a great starting point. É um grande ponto de partida para iniciar suas pesquisas:

http://whc.unesco.org


• Aprenda algumas palavras na língua local.

Fazer um pequeno esforço para falar o idioma local, lhe permite interagir com as pessoas que conhecem melhor o lugar.

Elas costumam apreciar o seu esforço e seu interesse em aprender. simples palavras como "Olá", "Por favor" e "Obrigado" podem ser surpreendentemente úteis.


• Economize na bagagem.

É tentador colocar na mala tudo o que você pensa que pode precisar, mas lembre-se de ser esperto quanto a suas necessidades. Itens supérfluos podem simplesmente consumir demasiado espaço em sua mala e criar um provável excesso de lixo para o Patrimônio Mundial.


• Escolha de Alojamentos.

Procure por hotéis que tenham uma política escrita abrangendo o seu impacto ambiental, empregatício e cultural. Os Princípios do Patrimônio Mundial (World Heritage Alliance Principles)

podem servir como critérios de orientação ao selecionar o seu hotel.


• Contrate guias locais.

Enriqueça a sua experiência escolhendo guias locais que tenham conhecimento sobre seu destino de viagem. Ask local Peça boas recomendações aos operadores turísticos locaistour operators and hotels for good recommendations. e aos hotéis.


• Explore as opções de transporte.

Lembre-se que viajar afeta o meio ambiente. Sempre que possível, não colabore com poluição e minimize seu impacto sobre o meio ambiente por meio da busca de transportes alternativos e da diminuição das emissões de carbono.


DURANTE A VIAGEM


• Exerça a cultura local.

O ditado "Enquanto em Roma, faça como os romanos" ainda se aplica atualmente. Sua viagem fornece uma única oportunidade de explorar uma nova cultura e de ver o mundo através de uma perspectiva diferente.

Comer alimentos locais, fazer compras em mercados locais e freqüentar festivais locais são algumas das muitas formas de vivenciar a cultura.


• Dê preferência a produtos e serviços locais.

Apoiar os empreendimentos do lugar, os operadores turísticos da comunidade e artesão significa que você terá uma experiência incomparável e seu dinheiro vai diretamente para a comunidade. Antes da compra de mercadorias, pergunte sobre sua origem. Evite comprar produtos fabricados a partir de recursos naturais e denuncie a exploração de espécies ameaçadas e outras atividades ilegais para as autoridades locais.


• Abstenha-se de negociações agressivas.

Muitas vezes, se torna difícil saber o limite de negociação, por isso, se você não tiver certeza, peça conselhos de negociação ao seu hotel local. Lembre-se que as compras que efetuar afetam diretamente os comerciantes da comunidade, portanto decida se você realmente precisa do desconto extra que está pedindo.


Voltar

• Contrate guias locais.

Enriqueça a sua experiência escolhendo guias locais que tenham conhecimento sobre seu destino de viagem. Peça boas recomendações aos operadores turísticos locais e aos hotéis.


• Respeite a identidade do Patrimônio.

Estes destinos são Patrimônios Mundiais devido à sua excepcional beleza natural ou cultural. Faça a sua parte para mantê-los dessa maneira, seguindo somente trilhas designadas, respeitando monitores e guias e não removendo tesouros biológicos ou arqueológicos do lugar.


• Respeite o meio ambiente natural.

Reduzir, reutilizar e reciclar. Mesmo se você está apenas visitando a eliminação correta de seu lixo e a minimização de seu consumo de água e energia beneficiarão todo o planeta.


APÓS A VIAGEM


• Partilhe o seu “Dicas de Viagens”.

Além de contar para a família e aos amigos as maravilhosas lembranças que ganhou, compartilhe dicas sobre como eles também podem causar um impacto positivo sobre um lugar Patrimônio Mundial, sem deixar de ter uma viagem incrível.


• Descubra mais.

Viajar é apenas o início da aprendizagem. Depois de voltar para casa, continue explorando e se envolvendo com as questões ou região que captaram sua atenção. Expanda seus conhecimentos e aproveite para aprender sobre outros Patrimônios Mundiais. Você pode conhecer outros Patrimônios Mundiais pelo site:


www.expedia.com/worldheritage

• Retribua.

Viajar, muitas vezes, abre os olhos e o coração para algo novo. Você pode ajudar a preservar essa inspiração dos Patrimônios Mundiais para as gerações vindouras fazendo uma doação para os Amigos do Patrimônio Mundial. A colaboração pode ser feita pelo site:


www.friendsofworldheritage.com
Open Informática e Internet