EDIÇÃO 009 - Jul. 2009

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE

Standard - Limpeza



Nos HI Hostels, além de se sentir seguro, ser bem recebido e desfrutar de todo o conforto que se espera de um passeio, você ainda pode contar com um ambiente limpo, com altos padrões de higiene em qualquer lugar para o qual sua viagem o leve.

No momento do check-in, nosso hóspede recebe sua roupa de cama embalada e cheirosa, sempre em ótimo estado. Desde a fronha até lençóis, todos são cuidadosamente preparados por um processo de lavagem que pretende proporcionar a confiança e o bem-estar que somente aquele cobertor de estimação é capaz de estimular.

Nos hostels, a limpeza é meticulosamente executada todos os dias, tanto em espaços comuns como em quartos e banheiros. A cozinha do alberguista é freqüentemente supervisionada para garantir que louças, talheres, panela ou copos estejam sendo guardados devidamente limpos e em seus devidos lugares, colaborando co o próximo a utilizar o espaço.

Em um albergue da Hostelling International você não encontrará lixo pelo chão, nem roupas de cama ou cortinas mofadas, banheiros desagradáveis e sujos... Toda a limpeza é feita com muito carinho de modo a lembrar o alberguista da própria casa, diminuindo um pouco a saudade e intensificando suas experiências com cada nova paisagem.



DESTAQUE

Festival Palco Giratório 2009



Brasília, neste mês de julho, se tornou a capital dos sonhos, da magia da arte, da ilusão sincera. De 4 de julho a 1º de agosto, foi a vez da cidade sediar o maior projeto de circulação em artes cênicas do país, o Festival Palco Giratório.

A cidade foi contagiada pela alegria e talento de 20 companhias, provenientes de todo país e do exterior, como Alemanha e França. As apresentações foram feitas em lugares públicos e gratuitamente: teatro de rua, dança, teatro infantil, teatro adulto e teatro de animação. A programação do Festival teve ainda o programa “Pensamentos Giratórios”, com mesas redondas, leituras e debates, na busca de uma política cultural.

O projeto foi criado em 1998 pelo Departamento Nacional do SESC com o ideal de aproximar o teatro de todos. É uma proposta que vai além da simples circulação de espetáculos: veicula processos, pensamentos, distribui e capta conhecimentos. Participaram desta 12ª edição do projeto, espetáculos franceses, dentro do Ano França/Brasil. Ao todo, são 910 ações previstas ao longo do ano, entre apresentações, oficinas, debates e intercâmbios.

Brasília está, cada vez mais, se mostrando imprescindível em qualquer itinerário cultural. As maiores exposições nacionais e internacionais, shows de artistas renomados e festivais variados: todos marcam presença diante do olhar encantado dos brasilienses e dos visitantes, que sempre se surpreendem com a agenda cultural da Capital.


Oportunidades na Feira do Empreendedor 2009


De 22 a 26 desse mês, proliferaram oportunidades de negócios na Capital. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães abrigou a Feira do Empreendedor 2009, nesta edição, completa 15 anos.

Mais de 200 mil visitantes compareceram em 2008 ao circuito nacional da Feira, que foi a doze cidades brasileiras. A Feira teve 1,9 mil expositores e realizou mais de 50 mil capacitações por meio de cursos, palestras e oficinas.

Acessibilidade, responsabilidade social, gestão ambiental e inclusão digital são os quatro pilares da Feira do Empreendedor. "São conceitos que devem nos acompanhar em todos os momentos. As tendências nacionais e internacionais apontam para a geração de negócios voltados para a qualidade de vida", afirmou Maria Eulália, a diretora do Sebrae no DF, durante o lançamento da Feira no dia 30 do mês passado no Museu de Gemas da Torre de TV. "A própria Feira deste ano servirá como exemplo, já que todo o material utilizado para a montagem e divulgação do evento será reciclado e estaremos monitorando a emissão de carbono", completou a diretora.

O maior objetivo da Feira foi apresentar boas oportunidades para quem é e para quem deseja ser empresário, a programação incluiu cerca de 100 palestras, 50 oficinas, e rodadas de negócios nacionais e internacionais, com mais de 10 milhões de negócios gerados.

Visando a capacitação deste público, a programação foi muito variada e repleta de informações diversas sobre como abrir uma empresa,  novas tecnologias,  mercado, exportação, crédito, além de consultorias para montar um plano de negócios. A Feira do Empreendedor também apresentou as empresas-modelo que funcionaram durante o evento.


O Brasília Hostel vai até o 4º Salão do Turismo


De 1º a 5 de julho, mais uma vez a equipe do Brasília Hostel saiu em busca de melhorias para nossos hóspedes, foram cinco dias de muito turismo. Desta vez, o empenho os levou a São Paulo, onde acontecia o maior evento de turismo da América Latina, a 4º edição do Salão do Turismo.

O salão estava dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pôde comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional). 

A equipe participou da Rodada de Negócios, apresentando os serviços e idéias características do CAA – Centro de Atendimento ao Alberguista, desenvolvido aqui no Hostel da Capital como um diferencial marcante na estadia de nossos visitantes. O Brasília Hostel participou de sete reuniões, sendo os possíveis parceiros: CVC, Visual Turismo, Luxtravel Turismo, Newline Tour Operator, Central de Viagens do Brasil, Adinco e Tur. Além da busca por parcerias, a Feira foi uma excelente oportunidade de conhecer produtos, firmar contato com novas lideranças e ter acesso a uma imensa diversidade de idéias e abordagens do turismo, provenientes de todos os estados brasileiros.


Apoiamos o Dance Brasil 2009!


O Albergue da Juventude de Brasília apoiou um grande e valoroso evento neste mês. Teve abertura no último dia 12 o Dance Brasil 2009 – XIX Seminário Internacional de Dança de Brasília, sob Coordenação e Direção Artística de Gisèle Santoro, promovido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Associação Cultural Claudio Santoro e patrocinado pelo Pátio Brasil (nova residência do evento), Brasiliatur e GDF. O seminário termina no dia 30 de julho e um palco móvel percorreu vários pontos de Brasília e de outras cidades, com apresentações dos bailarinos.

Entre os inúmeros eventos dedicados à Dança no Brasil e no mundo, nenhum apresenta o formato do Seminário Internacional de Dança de Brasília, que reúne as características de um festival às de um congresso acadêmico, mas cuja finalidade maior é – através do aperfeiçoamento do bailarino brasileiro, no país ou no exterior – facultar uma carreira internacional aos talentos nacionais.

Para alcançar esta meta, o Seminário conta com um Corpo Docente de renome internacional; oferece cursos de diversas disciplinas práticas e teóricas de dança e teatro; organiza espetáculos; promove um Concurso para diversas faixas etárias e níveis de conhecimento; programa conferências, lançamentos de livros, exposições e exibições de filmes e vídeos. Sua mais relevante característica tem sido o oferecimento de Bolsas de Estudo para prestigiosas instituições de ensino na Europa, no Canadá, na Austrália e nos E.U.A, e, ainda, Estágios Remunerados e até Contratos para diversos teatros e companhias no exterior. As 18 edições anteriores já concederam cerca de R$ 800 mil, mais de 260 bolsas de estudos, estágios e contratos para jovens bailarinos brasileiros de talento. 

O Brasília Hostel tem imenso orgulho de ser parceiro cultural de um evento que não é somente o maior deste tipo no Brasil, mas também referência internacional. Este espírito jovem e criativo da arte transcende idade, e é isso que buscamos alimentar em nossos hóspedes: essa centelha de expectativa pelo que está por vir, pelas infinitas possibilidades esperando na curva logo adiante, no próximo novo amigo, na próxima nova cidade, descoberta... na consciência de que o mundo também é fruto de nossas criações, sejam elas artísticas ou não.



FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Mais Descontos para Alberguistas!



Você que é alberguista e está indo aproveitar as maravilhas da cidade maravilhosa, ainda poderá economizar enquanto admira a mais nova maravilha do mundo, o Cristo Redentor, parada obrigatória de qualquer turista no Rio de Janeiro.

O Trem do Corcovado, de 36,6 toneladas, sai de meia em meia hora, de Segunda a Domingo, das 8:30h às 18:30h, e leva seus passageiros por 20 minutos de uma paisagem única e encantadora, que possibilita uma vista privilegiada da cidade por uma rota em meio à vegetação que só alcança seu fim quando o Cristo abre os braços à frente.

O bilhete de ida e volta custa R$36,00, mas o alberguista ganha 20% de desconto em todos os dias do ano, das 12h às 18h, e crianças até 5 anos, no colo, não pagam. Para mais informações, ligue: 21 2558-1329 ou acesse o site: www.tremdocorcovado.com.br.

Já se você é do tipo de viajante que tem que lidar com câmbio, por exemplo, a Hostelling também construiu alianças e parcerias com o Grupo Fitta DVTM, que atua nos mercados de câmbio de turismo e metais preciosos desde 1999 e se consolidou como destaque no mercado nacional de ouro e câmbio turismo.

No site www.grupofitta.com, você pode encontrar mais informações de como utilizar os serviços e as facilidades que só o alberguista tem.

Com esse extra no orçamento, não tem como a viagem não ser ainda mais incrível!



FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Nova Ferramenta da HI Ajuda a Planejar sua Viagem



A Hostelling International criou uma nova ferramenta multi-funcional para ajudá-lo a programar sua próxima viagem, a HI Travel! É só instalar e começar a se divertir. Além de mantê-lo organizado, também vai mantê-lo atualizado com as novidades da Hostelling Intenational.

É divertido de usar e fácil de instalar, e ainda possui um layout muito dinâmico e interativo! Basta fazer o download no site http://www.hihostels.com/web/widget.en.htm

Confira alguns dos recursos disponibilizados pela ferramenta:


• Relógio de Contagem Regressiva - A sua visita já está reservada? Basta digitar a data de sua partida e o relógio começará a contagem regressiva!

• Minhas Estadias – Utilize o “Minhas Estadias” para planejar ou reservar sua próxima estadia em um HI Hostel. Baixe suas reservas já existentes no hihostels.com ou adicione outras que você está planejando.

• Ofertas Especiais – Receba a qualquer minuto promoções e idéias de viagens pela HI com o recurso “Ofertas Especiais”. Você pode voltar para hihostels.com para já fazer reservas ou simplesmente para descobrir mais.

• Encontrar albergues - Pesquise disponibilidade e reserve o próximo albergue em que ficará.

• Check-List - Tanta coisa para lembrar, tão pouco tempo... Digite sua check-list neste recurso essencial e esteja preparado assim que o dia de partida se aproximar.

A ferramenta será muito útil para os viajantes insaciáveis. Aproveite!



FALA, ALBERGUISTA



"Vim ao mundo com um propósito diferente, sei que não sou capaz de mudar o planeta, mas sei também que muito posso fazer pela paz e pelo bem estar das pessoas. Esta é minha missão e irei atrás disso toda minha vida"

Este mês, o alberguista que fala conosco conta uma história muito diferente, o propósito de sua jornada é “levar a paz e ajudar a construir um mundo melhor através do esporte e da aventura”, seja levando solidariedade a países que passam por conflitos ou mesmo doando alimentos a regiões pobres ou devastadas. O atleta, patrocinado pela Hostelling International, Rodrigo de Araujo Fiúza, mais conhecido apenas como Rodrigo Fiúza ou Atleta da Paz, se hospedou no Brasília Hostel entre os dias 14 e 16, e nós adoramos a visita!

Com 15 anos de idade, Rodrigo saiu de Belo Horizonte e percorreu sobre sua bicicleta a distância até São Paulo, este foi o início de um extenso currículo aventureiro. Seis anos depois, explorou a Europa e o Oriente Médio a pé e pedindo carona; já escalou os picos mais altos das Américas e foi até a Antártica e o Alaska em uma motocicleta de 225cc; em 2004, ele bateu o recorde nacional de Distância Percorrida em cima de uma motocicleta, cruzando todo o Oriente Médio e a Ásia em uma pequena moto 125cc e levando uma mensagem de Paz; ano passado, ainda, o explorador deu a Volta ao Mundo de motocicleta: saiu de Lisboa, em Portugal, e, noventa dias depois, chegava a Nova York para participar do palco do Brazilian Day, onde foi convidado de honra dos organizadores. Este feito o colocou no grupo dos maiores aventureiros brasileiros, sendo o mais ativo atualmente. Ele já percorreu mais de 60 países e é expert em Albergues da Juventude em qualquer canto do mundo.

O albergue é um símbolo para viajantes, uma marca registrada. Eu, como um grande viajante, luto para preservar essa história e essência que só os albergues possuem.”

O mineiro de Belo Horizonte, que já se hospedou outras vezes em nosso hostel, declarou gostar muito do ambiente do Brasília Hostel, elogiou a localização, a infraestrutura e os funcionários. “(...) são super simpáticos e fazem o albergue ser super acolhedor”.

Rodrigo nos contou que o hostel em que mais gostou de estar hospedado foi o de Seoul, na Coréia do Sul. Foi no período em que as olimpíadas estavam acontecendo.

O que não falta ao nosso atleta são lembranças inesquecíveis e histórias inacreditáveis, segundo ele, a mais marcante e emocionante foi o relacionamento que teve com uma mulher de burca, uma muçulmana em Damasco. “Sério!”.

Sobre Brasília, Rodrigo disse considerá-la uma cidade muito diferente de todas as outras, e isso é um comentário e tanto para quem já atravessou o planeta! “A capital do meu país é futurista, plana e arrojada”, mas confessou não gostar muito das longas distâncias e do transporte público da cidade.

Aos leitores aventureiros, como o Rodrigo, mas inexperientes, o viajante aconselhou:

Acredite em seus sonhos, planeje muito, veja as viabilidades e siga em frente!”

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet