EDIÇÃO 007 - Jun. 2009

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE

Standard - Conforto


Nos hostels da Hostelling International, você pode contar com a garantia de uma estadia de qualidade. O Quality Standard desse mês é crucial para uma viagem prazerosa. Já sabemos que nos Albergues da Juventude você encontra tranqüilidade, sabe que está hospedado em um lugar seguro e saudável; além disso, também sabe que é recepcionado com cortesia e prestatividade, os funcionários da Hostelling estão acostumados a lidar com viajantes de todo o mundo, sempre cumprindo com as normas de boas vindas... Como não poderia deixar de ser, a Hostelling International também não se esqueceu de garantir ao seu cliente o conforto.

Nos hostels da rede, você tem a certeza de uma boa noite de sono. Recebe roupa de cama limpa e apropriada para o clima local, e os quartos ainda podem possuir sistemas de climatização próprios. Os banheiros são separados em masculinos e femininos, respeitando a privacidade de ambos os gêneros; e uma cozinha privativa, munida com todos os tipos de utensílios, é disponibilizada para que o alberguista possa preparar sua própria refeição, além disso, muitos albergues, como o Brasília Hostel, oferecem uma pequena cantina, onde é possível comprar pequenos lanches e bebidas. E o melhor de tudo, fiéis aos pressupostos de intercâmbio cultural da Hostelling International, os HI hostels prezam pelo desenvolvimento de espaços de socialização, de interação. Nestes espaços, internos - salas de jogos, de estar e de televisão - ou externos - como jardins, varandas – o hóspede pode relaxar, ler um livro ou bater um papo com novos e velhos amigos.

Este é mais um Standard da Hostelling International com o qual você pode contar para construir uma linda lembrança de suas experiências inesquecíveis pelo mundo.


DESTAQUE


Aiesec no Brasília Hostel


O Albergue da Juventude, e especificamente o Brasília Hostel, preza muito pelas boas companhias, pelas boas parcerias, por isso, trouxemos para pertinho um importante parceiro na construção de um futuro melhor a partir do investimento no jovem: agora a sede da Aiesec de Brasília está com um espaço de apoio aqui no Hostel.

A Aiesec é uma rede global sem fins lucrativos formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade. A rede está presente em 1.700 universidades de 107 países e territórios, é a maior organização internacional formada por estudantes do mundo, realiza mais de 470 conferências, promove 5.500 intercâmbios profissionais no exterior e oferece mais de 7.700 posições de liderança para seus membros a cada ano.

A AIESEC possibilita às organizações parceiras, como os hostels da Hostelling International, o acesso a profissionais e trainees com alto potencial previamente selecionados e preparados. Além disso, oferece a oportunidade de praticar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social coorporativa, viabilizando a formação de líderes alinhados à atual e futura agenda global.

A Aiesec, como a Hostelling, é uma rede de muita experiência e seriedade, completou 60 anos de existência em 2008 e possui inclusive uma história de Aiesecos ganhadores do Prêmio Nobel e à frente de importantes nações. A sede do escritório da Aiesec em Brasília no Brasília Hostel fortalecerá essa relação entre as duas instituições e afirmará o Brasília Hostel como um ponto de referência em cultura e investimento no jovem universitário da capital e na construção da visão global, que diminui as diferenças e dissemina a harmonia e a cooperação.

Para conhecer mais sobre a Aiesec e seus períodos e critérios de seleção, visite o site: www.aiesec.org.br

Sejam bem-vindos a nossa casa!


O Novo Cyber Café do Hostel


O Brasília Hostel está cada vez melhor! O alberguista agora encontra um simpático Cyber Café aqui no hostel. Nosso Cyber Café está equipado com três máquinas, localizado na sala principal, no térreo do hostel. E, a apenas uns 15 passos, é possível comprar um refrigerante ou um chocolate na recepção! O espaço surgiu do desejo de garantir aos nossos alberguistas maior dinamicidade no uso da internet, que se concentrava em apenas uma máquina até um mês atrás, ocasionando em uma espera desnecessária, por vezes, de nossos hóspedes. No dia 5, instalamos mais dois computadores e reorganizamos todo o espaço físico de forma a deixar os internautas mais a vontade e confortáveis. O sistema de tempo de uso também foi alterado, agora o alberguista paga por um determinado tempo e organiza seu gasto da forma que desejar, podendo utilizar apenas um minuto agora, dez minutos daqui a pouco, mais meia hora amanhã... A mudança foi 100% aprovada e nosso Cyber Café está a todo vapor, esperando pela sua próxima visita.


Aniversário da Floresta Nacional de Brasília


A Floresta Nacional (FLONA) de Brasília completou dez anos no último dia 10. A Flona é uma área de 9.346 hectares com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em método para exploração sustentável de florestas nativas (Lei Federal nº 9.985, de 18/07/2000). De posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei.

Atualmente, além de ser bastante procurada por quem busca áreas preservadas para praticar esportes, a unidade recebe pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições para realização de pesquisas científicas. É possível visualizar animais típicos do cerrado, como lobo guará, veado, tatu, tamanduá, capivara e uma imensa quantidade de aves.

A Flona de Brasília foi criada em 10 de junho de 1999 para assegurar a preservação de mananciais e do Parque Nacional (Parna) de Brasília. Fica nas proximidades da Barragem do Descoberto, cuja cobertura florestal formada por espécies predominantemente nativas protege as várias nascentes, os córregos e rios que nascem ou correm por dentro da unidade, garantindo o abastecimento d’água de 65% da população do Distrito Federal.

A Flona realizou diversas atividades para comemorar o aniversário. A direção da unidade inaugurou o viveiro de plantas do cerrado e promoveu passeios pelas trilhas Quero-Quero, Senso-perceptiva e do Trenzinho e exposições de fauna e flora da região e de obras de arte infantis. Quem compareceu às festividades durante a semana, além de aprender, se divertiu muito.


1ª Feira de Tecnologias Limpas e Atitudes Verdes


O Brasília Hostel, não se esquecendo da importância da responsabilidade ambiental, compareceu à 1ª Feira de Tecnologias Limpas e Atitudes Verdes, desenvolvida pela Escola da Natureza, pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), pela Câmara do Meio Ambiente do Comitê Gestor de Qualidade de Vida e pela Associação dos Servidores da Imprensa nos dias 3, 4 e 5 desse mês. Aconteceu na Imprensa Nacional de 9 às 17h, e foi aberto a toda comunidade.

A Feira foi uma proposta de experiências sustentáveis, nas diversas áreas do conhecimento e atividades relacionadas às questões ambientais e tecnológicas. Visou proporcionar um espaço para exposição de produtos e serviços, fóruns para reflexões e discussões sobre assuntos relevantes ligados ao meio ambiente e atividades culturais.

O evento contou ainda com o apoio da Brasíliatur, Fundação Dulcina de Morais, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Foram realizadas palestras, exposições, atividades artísticas e debates sob os temas “Como administrar uma Cidade Verde”, “A Expansão Urbana e suas Abientalidades” e “A Diversidade Humana no Universo da Escola Pública”.

Muitas iniciativas podem ser tomadas para diminuir nosso impacto sobre nosso planeta enquanto tentamos salvá-lo, e a Hostelling, uma rede centenária e atualizada, exige essa consciência de seus associados! O Brasília Hostel já está desenvolvendo as novas e mais eficazes atitudes verdes em nosso sistema, você, viajante, que adora conhecer cada fascinante característica mundo afora, preserve e tome atitudes sustentáveis na sua vida... a Terra agradece.


Workshop para os Guias de Turismo de Brasília


O Sindicato de Guias de Turismo do DF – SINDGTUR, em parceria com o Sebrae-DF, a Brasiliatur e o BCVB, realizou, entre os últimos dias 15 e 17, uma Oficina de Planejamento Estratégico para o segmento.

O Workshop aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e foi desenvolvido com o intuito de atender necessidades desse segmento, com foco no desenvolvimento de um planejamento estratégico e de um plano de trabalho para a nova gestão do SINDGTUR, além de uma análise das questões que afetam a categoria e o trade de Brasília, com o objetivo maior de atingir uma excelência nos serviços prestados pelos guias.

Os Guias de Turismo são os embaixadores da nossa capital, pois o turista é recepcionado e atendido diretamente por eles durante a sua visita, por isso os guias são um elo importante na cadeia do turismo.

Isso é Brasília, trabalhando para levar nossa Capital ao coração de todos os brasileiros, incluindo-a nos roteiros de viagem obrigatórios. E quem sai ganhando, além de nosso turista, somos nós que aqui vivemos e o nosso país!


FEDERAÇÃO BRASILEIRA

O Alberguista Ganha Desconto


Que tal aproveitar um pouco melhor a sua carteirinha de alberguista? Além de todas as facilidades encontradas em hospedagem pelo viajante associado à Hostelling International, a carteirinha te ajuda a planejar sua viagem de uma forma ainda mais interessante e em conta! Como já dissemos na outra edição, o cliente da Hostelling ganha descontos em diversos serviços de turismo quando utiliza sua carteirinha.

Se você, alberguista, estiver pensando em dar uma passadinha em Bonito, Mato Grosso do Sul, aproveite para se aventurar no Rapel mais alucinado do Brasil. O que a primeira vista se parece com uma pequena fissura no solo de Bonito, se transforma numa incrível descida de rapel de 72 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares! Na caverna, com as dimensões de um campo de futebol, você pode flutuar ou até mergulhar mais 18 metros no maravilhoso lago cristalino. Natureza, emoção e muita aventura! Apresente sua carteirinha e ganhe 10 % de desconto no Abismo Anhumas! Para saber mais ou fazer uma reserva, acesse o site: http://www.abismoanhumas.com.br

Agora, se você gostar mesmo é de desfrutar das atrações gastronômicas de seus destinos de viagem, a Rafain Churrascaria Show oferece 15% de desconto no valor da refeição. É uma ótima escolha se você estiver passando por Foz do Iguaçu, no Paraná. Acesse o site: http://www.rafainchurrascaria.com.br ou ligue: 45 3523-1177

Aposto que você já está ansioso para refazer as malas e descobrir que vantagem sua carteirinha te oferecerá na próxima parada!


FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Concurso Suiço de Filmes de Animação


A Organização Suíça de Albergues da Juventude está lançando um concurso para a produção de um filme animado, em parceria com a Fantoche Animated Film Festival. Eles estão procurando a melhor história de albergue da juventude sob a forma de uma animação.

O movimento internacional alberguista nasceu há 100 anos e está comemorando seu centenário e a Organização Suíça de Albergues da Juventude já existe há 85 anos, também soprando velinhas. O concurso do filme animado será lançado para comemorar os dois aniversários.

Pode ser baseado em uma história verdadeira ou totalmente fictícia, nova ou antiga, amadores e profissionais podem participar e contar suas experiências com um albergue da juventude na forma de filmes animados. A duração máxima do filme deve ser de 1 minuto, e podem ser utilizadas quaisquer técnicas de animação, como desenhos animados, Legeanimation, Doll ou Knetfiguren, Pixilation etc. O idioma utilizado nos diálogos do filme, se existirem, pode ser qualquer um. Para garantir a máxima resolução, os critérios técnicos recomendam 750 x 576 pixels e formatos como “Quicktime DV Pal”, “anamorfo” (pixels retangulares), ou “DV AVI”. O filme deve ser enviado como um arquivo em cd (nenhum vídeo-DVD).

O filme mais criativo será apresentado em parceria com a Fantoche Animated Film Festival, que se realizará em Baden, de 8 a 13 de Setembro de 2009. Um Comitê de Seleção, composto por representante dos Albergues da Juventude da Suiça e pelo diretor artístico da Fantoche, escolherá os 10 melhores filmes e a platéia determinará o vencedor no período entre 24 de agosto a 13 setembro de 2009, os filmes selecionados no Festival de Cinema em Baden poderão ser visualizados e avaliados neste site: www.fantoche.ch, o site está em alemão, assim como as instruções do formulário de inscrição, mas você pode usar um programa de tradução on-line para facilitar as coisas. O filme vencedor será divulgado no dia 19 Setembro 2009 e os vencedores ganham um feriado em albergues da juventude na Europa e na Suíça.

A data final para inscrições é 16 de Agosto de 2009. O formulário de entrada com detalhes em formato, procedimentos de competição e informações sobre prêmio estão disponíveis no www.youthhostel.ch/fantoche.

Para saber mais sobre direitos sobre o filme, prêmio e formulário de inscrição, acesse: http://www.youthhostel.ch/344.html?&L=3

E você ainda pode tirar dúvidas pelo e-mail: marketing@youthhostels.ch (Assunto: fantoche) ou pelo telefone +41 (0) 44 360 14 14

Aproveite e boa sorte!


FALA, ALBERGUISTA


Meena é indiana e passou um tempo conosco aqui no Brasília Hostel. Ela tem 55 anos de idade e saiu de Mumbay com seu acompanhante, Bipin, de 60 anos, para conhecer diferentes culturas e explorar lugares novos. Estão adorando o Brasil e, daqui, partirão para São Paulo.

Meena e seu acompanhante são alberguistas e nunca viajam se não for para ficar em albergues. Sobre o Brasília Hostel, ela o avaliou muito bem, considerou-o limpo e arejado, amplo.

Meena contou que sua maior aventura quando viaja é conhecer as pessoas e que, em Brasília, ela achou todos muito amigáveis e prestativos, simpáticos e dispostos a ajudar com um sorriso.

Esse dois alberguistas são o testemunho que os albergues da juventude são referência em qualquer idade, o espírito e a cabeça é que têm que ser jovens para compartilhar dessa experiência e dessa grande família.

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet