EDIÇÃO 006 - Mai. 2009

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE

Standard - Boas Vindas


Em nossa última edição, você pôde compreender como os hostels da Hostelling International garantem a tranqüilidade de seus hóspedes desenvolvendo um sistema de segurança que seja o mais apropriado possível para preservar o sentimento de liberdade do alberguista e fortalecer os laços de confiança.

Neste mês de maio, falaremos sobre o Standard Boas Vindas. Os hostels são abertos a todos, qualquer um pode se tornar um membro para começar a usufruir dos benefícios que a Hostelling oferece. É este Standard que compromete os hostels com o viajante, trabalhando em parceria para que as experiências sejam inesquecíveis.

A postura das pessoas que são responsáveis por recepcionar pode ser o diferencial de um bom passeio. Nos hostels, pessoas acostumadas às mais diversas culturas recebem de forma carinhosa e familiar os recém-chegados, um tratamento profissional e competente que acolhe com satisfação e serve com excelência.

Há hostels ainda, que oferecem um serviço de planejamento a partir do conhecimento da cultura local e nacional e dos principais tipos de estabelecimento, serviços e produtos da indústria do turismo. É o caso do Centro de Atendimento do Brasília Hostel, que está preocupado em proporcionar o máximo de conforto a quem vem a Brasília: o turista apenas deve comunicar seus desejos e expectativas em relação à sua viagem, e a equipe do CAA garante uma programação personalizada e cheia de privilégios adaptados por nossos profissionais de turismo. Por isso, quando estiver vindo à Capital, não se esqueça de aproveitar mais este serviço que oferecemos ao alberguista.

O compromisso dos hostels da Hostelling International é utilizar nossa melhor hospitalidade para tornar reais os sonhos dos que embarcam em uma viagem de lazer!


DESTAQUE

V Semana de Turismo da Facitec


No dia 07, a Presidente da Associação de Albergues da Juventude do Centro-Oeste e do Brasília Hostel, Beatriz Guimarães Borges, foi convidada a participar da V Semana de Turismo, organizada pelo curso de turismo da FACITEC, em Taguatinga. No primeiro dia da programação, quatro convidados dividiram histórias, dicas e experiências relacionadas ao tema “Que turismo é esse?”

O primeiro a conversar com o público foi Vicente Nardelli Barbosa, administrador de empresas. Em 1994, ele viajou de bicicleta durante sete meses, pedalando do Texas (EUA) até Brasília, passando pelo Panamá, Equador, Peru, Bolívia, ou seja, por toda a América Central. Nardelli pretende lançar, em breve, um livro narrando sua aventura, que muitas vezes encontrou os hostels da Hostelling International como um alívio em meio a sua árdua viagem.

Beatriz, nossa presidente, foi a segunda convidada. Contou suas experiências de viagens pelo mundo se hospedando em Albergues da Juventude, da confiabilidade deste meio de hospedagem, presente em 85 países do globo há 100 anos, com mais de 4000 hostels. “Ficar em um albergue é um meio de viagem econômico, com segurança e comodidade, onde se conhece pessoas de várias nacionalidades”, disse a presidente.

Nicole Facuri, Coordenadora de Relacionamento Comercial da Brasiliatur, falou sobre o diferencial de estar em contato com Brasília para qualquer grupo envolvido com o setor de turismo, ainda enfatizou: “Os estudantes de turismo de Brasília são privilegiados porque aqui tem o Ministério do Turismo e órgãos competentes”.

O quarto convidado, Charles Augusto Soares, falou sobre sua empresa de citytour, a Arcanjo, que realiza passeios turísticos em carros adaptados para pessoas com necessidades especiais, principalmente cadeirantes.

O público estendeu a conversa até muito depois do horário, cheios de perguntas e interesse no grupo.


Cuba Turiciência 2009


O Brasília Hostel está em constante busca de atualização, de consonância com as mais modernas novidades no setor de turismo nacional e internacional. Neste mês de maio, de 07 a 09, nossa busca nos levou a Havana, Cuba, onde aconteceu o Cuba Turiciência 2009. A reunião é destinada a profissionais, pesquisadores, empresários e funcionários do turismo, e o Brasília Hostel enviou representantes que regressaram com idéias quentinhas.

O Turiciência é um Encontro Internacional de Turismo que acontece anualmente em Buenos Aires no mês de setembro. A partir desse ano, o encontro adquiriu uma prévia itinerante anual que acontecerá sempre em uma cidade diferente do mundo. Esta iniciativa tem o intuito de promover maior intercâmbio cultural dentro de diferentes realidades turísticas. 

O Cuba Turiciência foi convocado pela Rede de Pesquisa Aplicada do Turismo (RIATUR) e teve o apoio do Turismo de Cuba e da Argentina, da Faculdade de Turismo e da Faculdade de Geografia da Universidade de Havana e outras instituições.

Os objetivos do encontro foram organizar visitas à Feira de Turismo de Cuba e a empresas e instituições cubanas, ampliando o conhecimento sobre o desenvolvimento turístico local; incentivar uma troca de informações entre a comunidade especializada em turismo e reforçar os laços de amizade e cooperação para promover a integração.

Workshops, palestras, excursões temáticas acompanhadas por especialistas cubanos, tours e outras atividades foram organizados em função de temáticas como Cultura e Patrimônio; Planejamento e Gestão de Destinos; Gastronomia, Lazer e Recreação; Recursos Humanos; Guia de Turismo; Viagens, Eventos e Conferências; Hospitalidade; Marketing; Gestão e Qualidade; Psicologia do Turismo; Sociologia do Turismo; Turismo Religioso; Viagens de Saúde e Qualidade de Vida; Turismo na 3º Idade e Formação.

Patrocinada pela Facitec, na pessoa do Coordenador de Turismo, Professor Álvaro Quáglia, a representante do Brasília Hostel ainda apresentou material importante sobre o turismo na Capital, dentro da programação do evento. Temos certeza de que as novidades que nosso hostel está preparando depois desta experiência deixarão nossos hóspedes muito satisfeitos!


Brasília Hostel na Sede da Embrapa


No dia 14, a presidente do Brasília Hostel e da Associação do Distrito Federal de Albergues da Juventude (ADFAJ), Beatriz Guimarães Borges, foi convidada novamente para falar do hostel, desta vez compareceu ao auditório da sede da Embrapa. Estava acontecendo no lugar, a Oficina Fórum Ciência e Sociedade, que possuía o intuito de debater com alunos de escolas públicas do DF temas como Patrimônio cultural, Paisagem cultural, povos do cerrado e sustentabilidade, discutindo a importância da convivência do homem dentro do meio-ambiente no qual está inserido, no caso de Brasília, o rico Bioma Cerrado.

O Fórum Ciência e Sociedade é uma atividade educativa não-formal, voltada para estudantes do ensino médio, que envolve a participação da comunidade científica, escolar e de profissionais que trabalham com a popularização da ciência e a educação não-formal.

Organizado pelo Museu da Vida em parceria com o Consulado Geral da França do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, o Fórum acontece desde 2002, reunindo anualmente um grupo de 60 a 90 alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. Desde 2004, ocorre paralelamente também na Capital, sob a coordenação da Diretoria Regional de Brasília da Fiocruz, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A presidente da ADFAJ foi chamada para apresentar o Brasília Hostel e falar de nossas experiências e percepções em albergues da juventude que proporcionam contato com o cerrado e preservam e disseminam uma consciência de responsabilidade ecológica.

As atividades da oficina terminaram em uma roda de conversa em que foi feita uma avaliação conjunta do que foi apresentado ao longo do dia, buscando a percepção dos jovens a respeito do patrimônio cultural que se assenta no bioma cerrado e de que forma todos os que participam da oficina se relacionam com ele.


Faculdade de Direito de Dourados em Brasília


Entre 10 e 15/05 tivemos o prazer de receber um grupo de Dourados, Mato Grosso do Sul. 39 alunos da Faculdade de Direito do Centro Universitário da Grande Dourados vieram em busca da experiência única a qualquer estudante e profissional de direito que é conhecer Brasília, a sede de todos os tribunais superiores, como STF, STJ, TST, e demais órgãos. Além disso, como nos contou Gilberto Ferreira Marchitti, professor de Direito Civil responsável pelo grupo, a viagem não tem só o intuito de proporcionar aos estudantes maior contato com Direito, mas de que vivenciem toda a cultura que Brasília transpira.

O professor Gilberto contou que esta é a terceira vez que organiza esta viagem para os alunos, pois é crucial para a formação profissional deles. Lembrou que o exame da Ordem parece cada vez mais difícil e que esta visita a Brasília significará um diferencial positivo tanto em relação aos outros alunos como em relação aos futuros parceiros profissionais e que, se também significar um estímulo para que dêem continuidade aos estudos mesmo após o término da faculdade, todos os objetivos da viagem teriam sido alcançados com sucesso.


FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Descontos para Alberguistas


Você sabia que quem se associa à Hostelling International, além de todas as vantagens encontradas nos hostels tornando as viagens mais mágicas, também ganha muitas outras facilidades? O que não falta são motivos para garantir a carteirinha de alberguista o mais rápido possível. A carteirinha nacional garante que o alberguista tenha acesso a inúmeros serviços que são necessários e/ou desejados em sua viagem com desconto! Só no Brasil são mais de 14 serviços oferecidos com desconto a alberguistas para que explorem o máximo da alma de cada lugar que visita.


Em breve explicaremos melhor como e onde usar melhor as vantagens da sua carteira de alberguista.


FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Ganhe um Vale de 2000 Libras para Fazer a Viagem da sua Vida!


Este ano, o 100 º aniversário da Hostelling é comemorado em todo o mundo pelos hostels. Participe da Competição de 100º Aniversário da HI e você terá a chance de ganhar a viagem de uma vida.

À melhor participação - história, foto ou vídeo - será atribuído um vale no valor de 2.000 libras para uso com a STA Travel. Se você optar por participar com uma história, escreva um conto sobre o sua melhor experiência em albergue. Ele pode ser sobre um lugar excitante que você já visitou, uma atividade aventureira ou o encontro com o amor da sua vida, por exemplo. A única restrição é que o texto não seja maior que 100 palavras.

A fotografia deve captar a sua melhor experiência em um albergue, pode ser tirada em um albergue ou durante uma atividade organizada por um. A restrição é que a foto seja de 100kb ou menos.

Se a sua escolha para participar for vídeo, o que você deve fazer é postar um link para um vídeo uploaded para o YouTube ou um site semelhante também mostrando a sua melhor experiência em um albergue. A restrição é que a duração do vídeo não seja superior a 100 segundos.

O concurso está aberto para participação até 31 de julho de 2009. O vencedor será notificado através do e-mail apresentado, o mais tardar em 20 de agosto de 2009. Você precisa ter direitos sobre o conteúdo para participar. Não perca esta oportunidade, aquela viagem inesquecível que a Hostelling International viveu com você pode render uma segunda ainda melhor!

Para saber mais sobre os termos e condições da competição, acesse o link: http://www.hihostels.com/web/100competition.en.htm.

Utilize o formulário da competição e escolha uma das três opções disponíveis.
Boa sorte!


FALA, ALBERGUISTA


David Rosenfeld, 22, deixou a cidade das luzes para descobrir o que é que a baiana tem e desde então, vem percebendo que o Brasil tem ainda muito mais para se descobrir. O francês saiu de Paris cinco meses atrás, janeiro, para aprender uma língua que não considerasse tão difícil, queria ir para longe, para um lugar diferente de sua terra natal e que fosse quente, escolheu o Brasil como seu destino, pesquisou aulas de português para estrangeiros e pousou em Salvador, onde, como pudemos confirmar aqui no hostel, adquiriu ótima fluência.

David chegou ao Brasília Hostel no dia 28 e partirá para o Rio de Janeiro no dia 31. Entre os lugares que já visitou no Brasil, como São Paulo, Ouro Preto, Rio de Janeiro, Natal, São Luís, Fortaleza, Lençóis Maranhenses... o que ele diz ter mais gostado até agora foi a Chapada Diamantina, “Eu gosto de andar, é muito bom fazer uma atividade mais intensa, com esforço, e depois poder relaxar tomando um banho de rio e cachoeira! Foi minha melhor experiência no Brasil por enquanto.”

Quando questionado sobre sua estadia no Brasília Hostel, David elogiou o café da manhã que servimos e foi muito enfático quanto á qualidade do atendimento que estava recebendo, disse gostar muito das pessoas, todas muito simpáticas. Sobre Brasília, achou a arquitetura impressionante e diferente de tudo que ele já havia visto e disse ter se sentido muito tranqüilo aqui na Capital, ele, que já foi assaltado algumas vezes durante suas viagens pelo Brasil, considera um lugar seguro para turistas e com um bom sistema de transporte, “tem uma lógica de funcionamento muito fácil de entender.”

David aconselhou aos leitores viajantes que tenham sempre guias turísticos em mãos e que nunca deixem de pedir ajuda se necessitarem de informações. Mas seu conselho mais importante, disse ele, é “sempre, sempre, sempre, sempre” vestir calça, meias grossas e casacos quentes em viagens noturnas de ônibus, que exageram no ar condicionado e pegam de surpresa os turistas de bermuda, chinelos e camiseta.

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet