EDIÇÃO 005 - Abr. 2009

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE


Standard - Segurança


Como informamos na última edição de nosso informativo, todos os Albergues da Juventude associados à Hostelling International possuem Standards, ou seja, padrões que garantem a qualidade dos serviços e instalações dos hostels.

Pensando em melhor informar nossos alberguistas, o Brasília Hostel quer que você saiba exatamente de que nível de qualidade estamos falando.

Segurança é uma de nossas maiores preocupações, pois sabemos que qualquer viagem pode perder muito de sua magia se não há a sensação de segurança e tranqüilidade. Por isso, o alberguista, ou mesmo o hóspede não associado da rede, tem acesso a um armário onde pode trancar suas bagagens, e muitos dos albergues, como o Brasília Hostel, também oferecem cofres para que o turista guarde com maior cuidado bens mais valiosos.

A rede também preza pela manutenção de uma estrutura de segurança pessoal, em que o próprio viajante se sinta protegido, seguro. Para isso, estruturamos nossos espaços físicos para que sejam aconchegantes e acolhedores e submetemos todos nossos recém-chegados, principalmente os não-associados à Hostelling International, a um minucioso check-in. Este não é nem o começo das vantagens de optar por hostels como o Brasília Hostel, na próxima edição falaremos sobre outro standard de nossa centenária rede.


DESTAQUE

Semana dos Povos Indígenas


Este mês aconteceu a realização da Semana dos Povos Indígenas, comemorada desde 1986 e organizada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O Brasil possui 230 povos indígenas e 180 línguas que precisam ser preservados e respeitados, por isso, em 2009 a Semana tem como tema “Paz e Terra para os Povos Indígenas”.

Em comemoração, o Memorial dos Povos Indígenas (MPI), em parceria com a Funai, organizou aqui na capital, entre os dias 15 e 19, uma série de atividades com o objetivo de promover a importância da diversidade cultural do País, com base num contato direto com as diferentes culturas indígenas. Foram discutidos temas como saúde e educação indígena, Estatuto do Índio, entre outros temas.

O Brasília Hostel tomou parte nesta comemoração! Estiveram hospedados para o evento 89 índios, 82 adultos e 7 crianças, de 4 etnias diferentes: Pankararu, Paresi Haliti, Yawalapíti e Fulni-ô. Aproximadamente 20 representantes de cada um desses grupos permaneceram aqui, no Brasília Hostel, por 4 dias. A experiência foi uma lição cultural de respeito e democracia para todos hóspedes do Brasília Hostel que tiveram a oportunidade de conhecer a nossa cidade e conviver em harmonia.

Dessa maneira estamos contribuindo cada vez mais com o intercambio cultural!


lll Cavalgada Brasil - Brasília


O Brasília Hostel está inserido no apoio a diversos eventos culturais e turísticos que acontecem durante o ano na capital.

Este mês, além das colaborações à Semana do Índio e à Escola Waldorf, nosso hostel hospedou, entre os dias 18 e 21, como o fez nas outras edições do evento, a lll Cavalgada Brasil – Brasília.

A Cavalgada Portal Minas/DF – Banco BMG, que comemorou esse ano o 49º aniversário de Brasília, também homenageou o presidente Juscelino Kubitschek. Foi realizada entre os dias 16 e 21, com saída do Município de Cabeceira Grande/MG e chegada em Brasília/DF, no dia 20. Em consonância com as diretrizes de responsabilidade ambiental da Hostelling International, durante o percurso, os cavaleiros promoveram o plantio simbólico de árvores.

No dia do aniversário de Brasília, 21 de abril, cinco mil cavaleiros e amazonas de cinco estados, cerca de dois mil a mais que na última edição, percorreram os dez quilômetros de asfalto e gramado, partindo daqui do Brasília Hostel até a Esplanada dos Ministérios, todos vestidos com seus trajes típicos, resgatando as tradições do interior do Brasil.

No Brasília Hostel, ainda aconteceram diversos shows que abrilhantaram ainda mais as festividades do aniversário da cidade, com artistas como Pedro Paulo e Matheus, Felipe e Falcão, Moacyr Franco e Gilberto e Gilmar.


Reunião do Conselho Nacional de Turismo da CNC para Concessão de Visto


No dia 15 do mês de abril, aconteceu no Rio de Janeiro a segunda reunião do Conselho Nacional de Turismo, na sede da Confederação Nacional do Comércio do Rio de Janeiro, para debate sobre a “Política de concessão de vistos - soberania e reciprocidade”. O tema desperta a expectativa de produzir uma massa de informação crítica, mapear o turismo brasileiro e enviar novas propostas ao governo que ajudem a promover o turismo nacional.

O presidente do Conselho de Turismo (CTur), Oswaldo Trigueiros Junior, recebeu a comenda da ordem da cruz de malta e aproveitou a reunião para informar sua satisfação com a posse, no dia 11 de março, do Sr. Eraldo Alves da Cruz como vice-presidente do Conselho.

Foi discutido que as relações internacionais entre países podem ser pacíficas (sem prejudicar o setor de turismo nem a soberania de cada estado) se considerarem a flexibilização da emissão de vistos a turistas, com diminuição de custos, melhoria do atendimento nos consulados estrangeiros e atendimento via Internet, numa expectativa de agilidade de atendimento.

Além da discussão destes temas, o Sr. Eraldo destacou o trabalho dos Albergues da Juventude, em especial do Brasília Hostel, reconhecendo quanto os albergues contribuem para o turismo. A presidente do Brasília Hostel, Beatriz Guimarães, esteve presente nesta reunião.

“É motivo de grande orgulho e satisfação que o vice-presidente do conselho de turismo da CNC seja oriundo de Brasília, uma pessoa admirável, comprometida e com um profundo conhecimento do setor” – Beatriz Guimarães, presidente do Brasília Hostel.


Preparativos para Evento Sobre Segurança no Brasília Hostel


A presidente do Brasília Hostel esteve presente na LAAD – Latin America Aerospace and Defense –, a maior feira de segurança e defesa da América Latina. Há 12 anos, a feira acontece bienalmente, reunindo empresas nacionais e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

Do dia 14 a 17 desse mês, a presidente compareceu ao Riocentro, no Rio de Janeiro, buscando novas idéias e informações para tornar possível a realização, no espaço do Brasília Hostel, um evento na área de segurança com similar qualidade, confiabilidade e eficácia à da LAAD, que proporcione aos seus participantes relacionamento, negócios e atualização do conhecimento.

Na feira, a equipe do Brasília Hostel já fez contato com o Exército Brasileiro, que garantiu a presença. Será, com certeza, um evento a parte para qualquer turista simplesmente curioso e contribuirá com a população do Distrito Federal trazendo novas experiências sobre o tema, que atualmente é uma preocupação de todos nós!


Aguarde a Edição Especial de Nosso Informativo


No mês de abril, a Escola Waldorf Rudolf Steiner nos fez uma visita, pelo segundo ano consecutivo, trouxe 53 de seus alunos e três professores para conhecer Brasília pelo prisma da releitura artística de seus monumentos, no segmento turismo cívico.

Próximo mês, enviaremos nosso informativo em caráter de edição especial para informar melhor nossos leitores sobre esta interessante linha da pedagogia, a Pedagogia Waldorf, que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Você também poderá conferir a boa entrevista que conseguimos fazer com alunos e professores acerca de assuntos como arte, Brasília, Rede de Albergues e a própria pedagogia Waldorf.

Aguarde!


FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Curitiba Eco Hostel para os Fãs de "Oasis"


Muitas bandas internacionais famosas incluíram o Brasil em suas turnês mundiais esse ano. Depois de Radiohead e Craftwerk, quem está chegando para os fãs brasileiros é o Oasis, uma das bandas americanas mais ouvidas dos últimos tempos. O último show de Liam Gallagher [vocal], Noel Gallagher [guitarra e vocal], Andy Bell [baixo] e Gem Archer [bateria] aqui na terra do samba foi há três anos atrás, em 2006.

Esta é a turnê de divulgação do oitavo e último disco da banda, o “Dig Out Your Soul”, lançado em 2008. Entre as canções do repertório do show do Oasis no Brasil, estão “The Shock of Lightning”, “Falling Down”, “Supersonic, Wonderwall” e outras.

A rota do Oasis em solo brasileiro será a seguinte: 07/05, no Rio de Janeiro; 09/05, em São Paulo; 10/05, em Curitiba e dia 12/05, em Porto Alegre. E os ingressos começaram a ser vendidos no dia 27 do mês passado.

Para celebrar o acontecimento, que acontecerá no Expotrade Pinhais, em Curitiba, o Curitiba Eco Hostel está com uma promoção imperdível para fãs e turistas espertos que não perdem oportunidades. Quem estiver interessado poderá obter mais informações e fazer reservas pelo site http://www.curitibaecohostel.com.br/, fazendo uma ligação +55 (41) 3274 7979, ou ainda mandando um e-mail contato@curitibaecohostel.com.br.


FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Descubra a França de uma Forma Original


De 20 de junho a 15 de Setembro de 2009, você terá a oportunidade de explorar a França a partir de uma perspectiva diferente. A ZE BUS e a FUAJ, a Associação Francesa de Albergues está fazendo este convite especial para que você crie sua própria aventura nas terras francesas.

Esta é uma chance inigualável de conhecer a França de ônibus, de descobrir os prazeres de uma viagem mais intimista e intensa; e a Hostelling International estará com você nesta jornada, oferecendo-lhe uma cama aconchegante e uma refeição revigoradora na manhã seguinte.

A ZE BUS permite que você experimente o melhor que a França tem a oferecer, visitando as principais atrações turísticas, relaxando em longas praias arenosas, participando de festivais e concertos de Verão, você ainda poderá surfar nas melhores ondas francesas, saborear especialidades regionais e conhecer viajantes de todo o mundo. Você ficará espantado com tantos locais inusitados que você perderia se ficasse preso às grandes cidades.

Existem muitas regiões e passeios para escolher, como o Mar Mediterrâneo e do Atlântico ZE Tour, Riviera Francesa & Alpes ZE Tour, Vinhos & Surf ZE Tour e Ocidental ZE Tour. Comece em qualquer local e escolha alguma das excursões em oferta, dependendo da data de partida e duração da estadia. Os ônibus partem várias vezes por semana, de cada cidade na turnê, oferecendo-lhe uma grande quantidade de flexibilidade para criar sua própria aventura.

Durante as visitas você vai ficar em albergues da juventude, em quartos coletivos com café da manhã. Todos os ingredientes de uma viagem inesquecível e cheia de histórias surpreendentes para contar: albergues da Hostelling, cheios de pessoas diferentemente interessantes e rotas únicas, para quem quer ir além do clichê francês.

Saiba mais sobre as rotas, preços e reservas no site: www.ze-bus.com


FALA, ALBERGUISTA


A professora de inglês Magda Barbosa, paulista, veio de São Paulo para conhecer a Capital Federal. Veio conhecer e explorar mais profundamente a arquitetura, partindo dela para refletir com seus alunos conceitos sociais e econômicos do centro governamental do país.

Magda já esteve em diversos albergues da juventude e achou muito boa a estadia no Brasília Hostel. Recomendou a todo albergue que preserve e invista em seus espaços de interatividade social, segundo ela, é onde acontece o intercâmbio cultural e a construção de amizades. Por isso a tradição de um “espaço de encontros” é tão importante.

Quanto a Brasília, disse ficar espantada com o fato de Brasília ter tão pouca visibilidade como destino turístico: “como é possível? O Brasil não abraça Brasília, mas Brasília abraça todo o Brasil”. Disse ter relação com a má imagem que os maus políticos associam à cidade: “Há certa rejeição por toda a corrupção de que a gente ouve falar”. E mesmo tendo considerado a visita muito interessante e essencial, confessou ter estranhado a pouca personalização das moradias, a nossa padronização concreta. Daqui, a professora seguirá para a Chapada.

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet