EDIÇÃO 004 - Mar. 2009

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE


Assured Standards - Padrões de Qualidade


O orçamento pode ser limitado, mas a qualidade da acomodação Hostelling International não é! Seja lá em que albergue você fique, o objetivo da rede é tornar a sua visita tão agradável quanto possível, ao mesmo tempo em que oferece isso por um custo acessível.

Para garantir isso, a rede possui padrões de qualidade chamados Assured Standards. Isso significa que você pode confiar em um nível consistente de serviços e instalações onde for ficar, todos os nossos países membros são obrigados a ter no lugar programas de inspeção regulares. Além disso, as exigências dos Assured Standards são verificadas através de visitas aos albergues da equipe Hostelling International Standards.

A Hostelling International possui cinco pilares em seu Assured Standards, são eles: de Segurança, Boas vindas, Conforto, Limpeza e Privacidade.

    A partir da próxima edição falaremos especialmente sobre cada um deles. O primeiro Standard será “Segurança”.


DESTAQUE

Aniversário de Brasília - 50 Anos


Os preparativos para o aniversário de Brasília já começaram.

O Brasília Hostel cedeu parte de suas instalações para o quartel general da cavalgada de Brasília.

Nos dois anos anteriores, os cavaleiros ficaram acampados no Brasília Hostel, caravanas de várias cidades do entorno vieram prestigiar e abrilhantar o aniversário da cidade e fizeram do Brasilia Hostel o pouso e o lugar de convivência entre os seus participantes, num clima de festa, amizade e muita alegria, sempre de forma saudável e respeitosa.

Contribuir para eventos que efetivamente tragam turistas para Brasília é um dos compromissos do Brasília Hostel com Brasília, que é a nossa cidade.


O Desenvolvimento Sustentável do Turismo, Caso África do Sul


No dia 18 deste mês, Brasília sediou o evento “ll Seminário: Desenvolvimento Sustentável do Turismo, Caso: África do Sul”. Por meio deste seminário, a África do Sul mostrou ao Brasil sua experiência em turismo.

O caso apresenta o conhecimento na exploração sustentável de seus parques nacionais e de suas paisagens exuberantes, seja na recepção de visitantes, seja na interação a indústria e produção cinematográfica. Diversos especialistas estiveram presentes e falaram sobre o planejamento, a sustentabilidade e a preparação da infra-estrutura do país para a Copa do Mundo de 2010, oportunidade em que a África do Sul demonstrará para o mundo sua excelência na realização de megaeventos.

     Outro assunto abordado foram as práticas rurais e urbanas que contam com o envolvimento das comunidades locais no turismo, como acontece na cidade de Soweto com o Museu do Apartheid. O seminário foi promovido pelo Sebrae, Grupo Santander do Brasil e embaixada sul-africana.


Semana da Francofonia


Aconteceu em Brasília, de 19 a 26 de março, a 12ª Semana de Francofonia. No dia 20 de março, dia mundial da Francofonia, os países membros da OIF costumam organizar em todo o mundo “A Semana da Francofonia”, evento que pretende difundir a cultura francófona e reafirmar o apelo a valores como a liberdade, a solidariedade, os direitos individuais e a diversidade lingüística e cultural.

Em Brasília, onde é realizada há alguns anos, a celebração é marcada por eventos ligados à cultura, ao esporte e ao universo acadêmico. A cidade é estratégica por abrigar representações da maioria dos países membros da OIF.

O evento possui uma história de reflexão e sempre foi tempo de encontro de intelectuais do Brasil e do exterior buscando novos equilíbrios entre a francofonia, hispanofonia e lusofonia. Pois o Francês, apesar de ser a segunda língua mais aprendida no mundo, apenas atrás do Inglês, é uma língua que hoje em dia não concebe sua existência e seus usos sem os contatos com a diversidade das línguas e culturas do mundo, com o objetivo de contribuir para uma convivência global, respeitosa das identidades de todos, nisso se baseiam os princípios da “Semana da Francofonia”.


FEDERAÇÃO BRASILEIRA

A Família da Hostelling Continua Crescendo


O Brasil conta, agora, com mais dois novos Hostels, inaugurados no Rio de Janeiro: o Brothers Hostel e o Cidade Maravilhosa Hostel.

O “Cidade Maravilhosa Hostel” está localizado na Rua Hermenegildo de Barros, 19 – Glória. Hospedado no Cidade Maravilhosa, dentro de poucos minutos é possível estar na Marina da Glória e dar uma volta de barco ou, ainda, caminhar pelo aterro do Flamengo e conhecer um dos maiores parques urbanos do mundo. É fácil chegar até os charmosos restaurantes de Santa Tereza e ainda aproveitar as atrações da Lapa.

O Brothers Hostel está na Rua Farani, 18 – Botafogo. Super bem localizado. Perto da estação de metrô, que, com o sistema integrado, torna próximo qualquer destino desejado, como Ipanema, Lapa ou o Centro do Rio. Pode-se ir caminhando até a praia de Botafogo e até o Aterro do Flamengo e, em menos de quinze minutos, se chega a Copacabana. O Brothers Hostel ainda possui um lounge muito aconchegante e um bar próprio, chamado de Shelter, além de se situar entre mercados, muitos restaurantes, farmácias e outros bares da Rua Farani.

O Brasilia Hostel dá as boas vindas aos novos parceiros e se alegra com a perspectiva de constantes melhorias dos serviços, já de alta qualidade, dos associados da Hostelling International no Brasil.


FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Hostel Australiano Ganha Prêmio de Turismo


O Albergue da Juventude australiano Sydney Central, é o vencedor do Prêmio Nacional de Turismo 2008 em Melhor Alojamento para Mochileiros categoria.
O Sydney Central é um marco nos albergues para mochileiros alberguistas em Sydney. Localizado próximo à Estação Central, no coração da cidade, tem 8 andares de alojamentos com quartos múltiplos, duplos e quartos familiares. Possui uma casa de cinema, café, piscina e sauna, terraço para churrasco, extensos programas de atividades e muitos outros diferenciais.


Comemoração do Centenário da Hostelling ao Redor do Mundo


O Brasilia Hostel tem uma ótima dica para quem gosta de viajar. Com o centenário da nossa rede mundial, a Hostelling International, muitas atividades estarão sendo desenvolvidas em albergues de todo o mundo este ano. A comemoração desta data será feita da maneira que a Hostelling International mais gosta: promovendo o intercâmbio cultural inteligente, seguro e acessível.

O USA Hostel, por exemplo, está recolhendo relatos de experiências alberguistas, seja uma história de amor, aventura, ou mesmo um simples momento especial com novos amigos em um dos hostels da rede. O conto fará parte da Coleção de História de Aniversário do USA Hostel, que poderá ser publicado ou incluído em uma cápsula do tempo que será aberta em 2034. Para participar é preciso enviar o conto para myhostelstory@hiusa.org.

É possível acompanhar algumas das atividades comemorativas que já estão sendo desenvolvidas no seguinte endereço eletrônico: http://www.hihostels.com/web/100activitieslist.en.htm?lang=E&country=all. Por isso, fique atento às diversas promoções, pacotes culturais, palestras, festas e aos inúmeros outros interessantes eventos que surgirão por Albergues da Juventude de todo o mundo para presentear os clientes da rede, amantes do nosso planeta.


FALA, ALBERGUISTA


Laura Ramos, 21 anos, veio do México com dois amigos para conhecer o Brasil e conhecer pessoas novas. Está há mais de quatro meses no Brasil e já esteve em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas comentou não ter encontrado o mesmo cuidado com a limpeza em nenhum dos outros lugares visitados por ela no país.

Além de limpa, Laura, achou Brasília muito organizada e comparou a arquitetura com a da sua terra natal, contrastando o caráter livre, circular e criativo de Oscar Niemeyer com as construções sólidas e pesadas do México; característica proveniente, segundo ela, dos altos custos e dificuldades acerca construções feitas em zona sísmica, como aquela onde se localiza o México.

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet