EDIÇÃO 001 - Dez. 2008

 
 
 

ALBERGUE DA JUVENTUDE


Balanço de 2008


O Brasília Hostel vem contribuindo com o aumento do fluxo turístico da cidade, possibilitando que jovens alberguistas de todo o mundo conheçam Brasília.

No ano de 2008, até o mês de novembro, recebemos 67 grupos de todo o Brasil e de alguns países, divididos nos segmentos;

28, estudo – faculdades e escolas; 14, eventos; 10, caravanas de confederações e federações e 15 grupos de outros segmentos

Além dos grupos, recebemos cerca de três mil jovens alberguistas que escolheram Brasília como destino turístico de passeio e viagem.

Estamos inseridos no segmento de turismo social, promovendo a inclusão à cultura e à educação, possibilitando que jovens de classes sociais diversas conheçam a sua capital, o seu país e o mundo.


DESTAQUE

Novos Roteiros Turísticos para Brasília


Foi lançado em Brasília no dia 02 de dezembro um projeto turístico que será marco dentro e fora do país, é único, um produto fruto de intensa pesquisa científica, em parceria com profissionais renomados de diversas áreas de conhecimento, com participação do Trade e dos atrativos envolvidos. Foi realizado pela Brasiliatur e pelo Sebrae-DF, fruto de uma demanda do cenário turístico da Capital.

          O projeto “Novos Roteiros Turísticos para Brasília” irá contribuir no desenvolvimento do turismo da cidade e suprir uma carência no segmento cultural e pedagógico, ele foi dividido em 5 nichos: Arquitetônico, Brasília em Athos, Cívico, Jurídico e Rural. Explorará as modernas técnicas urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas utilizadas na construção da Capital, além das inúmeras obras de arte que integram toda a cidade; resgatará valores cívicos e patrióticos, despertando um sentimento de pertencimento; poderá colocar o turista em contato direto com os órgãos e instituições que compõem a justiça; o produto também abrangerá o bioma local, diverso e peculiar, proporcionando descanso, lazer e informação. Todas estas potencialidades estão distribuídas em rotas e roteiros específicos para atender aos diversos interesses e segmentos. 


Portal Virtual dos Guias de Turismo


Está para ser lançado na rede um site (www.sindgturdf.com.br ) que dará suporte para a categoria de guias de turismo do Distrito Federal, o portal terá um banco de dados dos profissionais da área e diversos espaços para informação e fortalecimento do Trade turístico de Brasília.

A idéia da criação deste site surgiu da necessidade de unicidade de informações e de divulgação do trabalho da categoria.

Dos 166 guias de turismo no banco de dados do Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo e Bacharéis em Turismo), o site já tem cadastrado um terço, que terá acesso a fóruns de discussão, debates, denúncias e a importante fonte de pesquisa de legislação e sindicato. Uma vez que o Sindgtur não possui sede, o portal funcionará também como uma espécie de escritório virtual de guias cadastrados e capacitados, isso aumentará as perspectivas de trabalho dos profissionais, não só de Brasília para o Brasil, mas de Brasília para o mundo.


World Engeneers' Convention 2008

Brasília sediou, entre 2 e 6 de dezembro, a 3º edição da WEC, primeira nas Américas. O Congresso colocou Brasília no cenário dos grandes eventos mundiais, reunindo engenheiros de várias partes de todo o planeta.

A World Engineers’ Convention é o maior evento da área de engenharia em nível mundial e acontece de quatro em quatro anos, já tendo sido sediada pela Alemanha (2000) e pela China (2004).

O evento, este ano, contou com palestrantes de 37 países falando em prol dos objetivos sustentáveis da WEC e sob o tema principal “Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social”. Estimou-se a participação de 5200 congressistas, destes, 1500 eram jovens.

Para facilitar a participação dos estudantes de engenharia de todos os estados brasileiros, o Confea, o Febrae e a WFEO/FMOI disponibilizaram ônibus para locomoção dos jovens e taxa de inscrição com 50% de desconto. Além disso, tiveram o apoio na hospedagem pelo Brasília Hostel, que oferece lugar acessível e de qualidade por preços menores.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Lançamento do Passaporte Patrimônios da Humanidade

Com o Passaporte, a Federação espera incitar os alberguistas a visitar e conhecer as cidades do patrimônio mundial, tornando os valores culturais destas cidades conhecidos; além de convidar os albergues situados em cidades patrimônio, como o Brasilia Hostel, a desenvolver programas de incentivo e de valorização do patrimônio.

O Brasília Hostel recomenda a todos os alberguistas que aproveitem a oportunidade para conhecer melhor este projeto e faz um convite para que façam uma visita a esta cidade patrimônio que é Brasília, cidade do olhar liberto, da arquitetura de Oscar e de céu inigualável.

Fórum Rio 2008 - CIDAJAL

O Brasília Hostel compareceu ao Fórum Rio 2008 CIDAJAL - Congresso de Informações e Desenvolvimento para os Albergues da Juventude do Brasil e da América Latina -, destinado para proprietários de Albergues e que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 20 e 22 de outubro, no auditório da Universidade Estácio de Sá.

O Secretário Geral, Pablo Fisch, disse que o desafio do Fórum é pensar melhorias para os clientes.

Participaram do evento 15 países, nove da América Latina: Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, México, Peru e Uruguai. Entre os congressistas estavam representantes de outros países,

como Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra e Austrália.

Simultaneamente ao evento, funcionou uma Feira de Turismo aberta ao público, com participação de agências de turismo do segmento intercâmbio/estudantil e Eco-aventura.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

Visita da Presidente da FI ao Brasil

Esteve no Brasil para o FÓRUM CIDAJAL 2008 a Sra. Edith Arnoult-Brill, presidente da Federação Internacional dos Albergues da Juventude. Homenageada durante o evento, ressaltou que “o mais importante nos deslocamentos dos jovens pelo mundo é a experiência humana”.

FALA, ALBERGUISTA

A suíça Susan Brütsch, de 27 anos, está viajando pelo Brasil há 5 meses, já visitou 9 estados. Hospedada aqui no Brasília Hostel durante sua visita à cidade, nos contou que a achou diferente de qualquer outra cidade que tenha conhecido no Brasil, destacando sua linda arquitetura e o planejamento em forma de avião, que ela disse facilitar muito a orientação de qualquer recém-chegado. Além disso, recomendou a todo turista que não deixe de ver a cidade pela Torre de TV, garantindo uma visão única e bela de Brasília.

     Susan está viajando sozinha, segundo ela, utilizar a rede de Albergues é uma ótima maneira de se conhecer novas pessoas e fazer contatos, é um bom meio de o turista conseguir informações e dicas que o ajudem durante a viagem, além de ficar fácil saber o que se vai encontrar devido aos padrões similares de toda a rede.

 

Anel Martinez, 22 anos, deixou o México há 4 meses para conhecer o Brasil, desde então, já visitou São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

A mexicana está viajando com o primo e uma amiga e os três estão hospedados no Brasília Hostel, que ela disse ter achado bonito e muito limpo. Em Brasília, ficou impressionada com a limpeza da cidade e com a alta quantidade de áreas verdes tão bem cuidadas, mas também fez reclamações. Anel se confessou decepcionada com a rodoviária, um contraste com a limpeza e organização do resto da capital e disse ter sentido falta de um centro de informação ao turista, com mapas e guias. Por causa disso, aconselhou aos viajantes que se informem ao máximo sobre seu lugar de destino para que não percam tempo e sugeriu que não levem excesso de bagagem, que dificulta muito a locomoção a pé.

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet