EDIÇÃO 013 - Nov. 2009

 
 
 

Albergue da Juventude

Alemanha Comemora o Centenário

Este mês vamos dar uma voltinha pela Alemanha! Tem muita coisa acontecendo lá, onde tudo começou! A Associação Alemã de Albergues da Juventude está comemorando o aniversário da grande idéia da Hostelling com muitas atividades e eventos em mais de 200 lugares pelo país.
Aconteceram três grandes eventos, os maiores das comemorações alemãs, reunidos sob o título “O aniversário – vezes 100”, exemplificando os mais importantes princípios da Hostelling, em coletividade, educação, saúde e ambiente.
O primeiro foi o “100 anos – 100 campeões”, título do primeiro campeonato alemão de Rundlauf, um jogo parecido com o ping-pong, que aconteceu simultaneamente em 100 hostels em 26 de abril.
“100 anos – 100 árvores” foi uma grande campanha ambiental frisando a importância de se preservar a natureza e o meio ambiente. No dia 24 e 31 de outubro, em média 500 crianças se reuniram em dois hostels e plantaram mais de 12.000 novas árvores em uma floresta próxima. Enquanto isso, 40 outros hostels organizaram Dias do Meio Ambiente para a comunidade.
O último dos três eventos foi o “100 anos – 100 livros”, uma campanha que enfatizou o compromisso da Hostelling International com a educação, em que muitos hostels marcaram noites de leitura na semana entre 20 e 27 de novembro.
É claro que no primeiro hostel do mundo também não poderia faltar uma festa de aniversário especial, que aconteceu em 22 e 23 de agosto, com direito a abertura de um museu pelo alberguismo com uma exposição especial em Altena. Em consonância com um dos principais objetivos da Hostelling, de harmonia e entendimento internacional, a Associação Alemã também sediou o Encontro da Juventude Européia em Detmold entre 18 e 26 de julho. Até mesmo um selo e uma moeda comemorativos do centenário foram lançados em cerimônia oficial, também sediada em Detmold, no dia 14 de agosto.
Mas isso não é tudo, o ano ainda não terminou e a Associação Alemã de Albergues da Juventude garante que as 14 associações regionais têm ainda muito planos para as festividades e comemorações. Fique alerta! Quem sabe você não aparece lá para comemorar no Altena Hostel...

Destaque

Brasília é Elogiada em La Paz

A Política Cultural do DF foi elogiada durante reunião do Comitê Setorial de Cultura da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). A subsecretária de Políticas Culturais do DF, Ione Carvalho, participou do encontro que aconteceu em La Paz, capital da Bolívia.
Entre as pautas do encontro, estão o bicentenário de independência de diversos países da comunidade Ibero-americana e a festa de 50 anos de Brasília, evento que promete ser inesquecível e que passou a povoar o quadro das grandes expectativas para eventos latino-americanos do ano que vem.
A subsecretária também destacou os projetos de inclusão desenvolvidos pela Secretaria de Cultura. Segundo Ione Carvalho, os representantes dos demais países demonstraram bastante interesse em fazer um intercâmbio sobre ações como a audiodescrição, o Arte para Todos e o Musibraille.
Em 2010, Brasília foi convidada a participar de mostras no México e da Exposição Universal de Xangai, onde teria um espaço dentro do estande de Madri, capital da Espanha.

Brasília Hostel na Luta Contra Aids e DST's!

Agora o Brasília Hostel entrou oficialmente na campanha contra a Aids e as DST’s. Recebemos um kit que ajudará nossos hóspedes a vestir a camisa desta causa conosco! Entre a munição que recebemos, estão blusas, adesivos, camisinhas, folders, cartões postais... e muito mais!
Como já havíamos noticiado em edição anterior, a Hostelling está incentivando seus sócios a participarem da campanha “Viagem legal Tem camisinha”, que está instruindo turistas, conscientizando das responsabilidades, distribuindo camisinhas e treinando seu staff para dar informações. O Brasília Hostel está nessa e está esperando você na Capital.
Fique ligado no recado que a Hostelling Brasil manda pra você:
“Viajar é muito bom! Assim como conhecer gente nova, descobrir novas culturas, ir para a balada, ficar, beijar, se aventurar... O que você quer é se divertir!
Para a diversão ficar completa, use sempre camisinha, somente ela protege das doenças sexualmente transmissíveis e da aids e ainda pode evitar uma gravidez não planejada.”
Você é responsável pelas suas atitudes e decisões com você e com o próximo! Saúde é Vida!

Festival Brasília de Cultura Popular

O Festival Brasília de Cultura Popular, 5ª edição, aconteceu nos gramados da Funarte, de 20 a 22 de novembro. Como sempre, o Brasília Hostel foi um grande parceiro da realização de mais este grande evento cultural, apoiando muitos artistas, que se hospedaram conosco!
Quem vem a Brasília logo percebe que esta é uma cidade que “nasceu para inventar”: “Primeiro se inventou! E no dia 21 de Abril de 1960, surgiu para o Brasil. Depois, inventou um novo conceito de patrimônio da humanidade, uma obra singular, moderna, única – a cidade construída no século 20 a partir do nada e protegida pela UNESCO. Perto de completar 50 anos, a cidade inventa um Mito e uma nova tradição popular. Vê nascer embaixo de suas asas uma nova brincadeira, que reconstrói seu surgimento através do imaginário.
Inventa um festejo para comemorar o nascimento do Calango Voador, convidando grupos populares nacionais e internacionais para o festejo, abrindo em seu seio um novo espaço para a diversidade brasileira, diversidade tão característica de Brasília.
Perto dos seus 50 anos é que descobrimos que a UNESCO não protegeu só uma cidade de asas, mas a própria INVENÇÃO.”
Em 2008, o Festival Brasília de Cultura Popular se consolidou como o maior festejo da cultura popular de Brasília. É o encontro que tem o maior número de manifestações em um mesmo espaço: grupos de música e dança, mamulengueiros, palhaços, malabaristas, artesões, cozinheiras populares, grupos tradicionais nacionais e internacionais.
O Festival também propõe a discussão de políticas públicas de cultura e a divulgação e popularização das inúmeras manifestações culturais do Brasil. Nós do Brasília Hostel agradecemos a oportunidade de participar desta iniciativa de construção e fortalecimento da identidade da nossa cidade e do nosso país! E se você quiser conhecer um pouco melhor quem são estes artistas e o que estão construindo com esta ação, entre no site www.seuestrelo.art.br!

Federação Brasileira de Albergues da Juventude

Feira Internacional de Turismo 2009

A 14ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina, um dos eventos mais importantes no mercado internacional, aconteceu entre os últimos dias 14 e 17, no espaço La Rural, em Buenos Aires, Argentina.
A edição deste ano recebeu nos quatro dias do evento um total de 80.328 visitantes, dos quais 31 mil profissionais, e contou com 1.800 expositores de 50 países.
Os argentinos constituíram mais de 18% do nosso fluxo turístico no ano passado. A expectativa para a temporada de verão é superar os números de 2009. Em 2008 foram mais de 1 milhão de turistas argentinos circulando por nossos destinos.
A área reservada para o Brasil na FIT-2009 tinha 645 metros quadrados, onde 44 co-expositores – entre estados, municípios, empresas de turismo e companhias aéreas - apresentaram seus produtos aos profissionais de turismo. Além dos conceitos de modernidade, design, arquitetura e cultura, o painel central do estande brasileiro teve como tema o aniversário de 50 anos de Brasília.
Estiveram presentes ao evento Karla Lemos Sottomaior, Miguel Angel Allou, do Paudimar Hostel, de Foz do Iguaçu, Francielle Zuffo do Roma Hostel e Rodrigo Martello do Curitiba Eco Hostel.

Federação Internacional de Albergues da Juventude

Destino Hostelling do mês: Argentina

Explore o espírito latino e descubra a beleza da Argentina, o destino escolhido pela Hostelling este mês.
Nos últimos anos, a Argentina tem se tornado um dos principais destinos turísticos da América do Sul. É o segundo maior país na América do Sul, menor que o Brasil apenas, mesmo assim, sobram riquezas naturais, atrações inebriantes, e diversas paisagens para explorar.
Agora, você pode conhecer um pouco das maravilhas dos nossos vizinhos argentinos sem ir à falência! Graças a uma taxa de câmbio mais favorável e preços mais acessíveis.
Alguns pontos são imperdíveis para qualquer ser humano, como, por exemplo, as famosas Cataratas do Iguaçu, declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO; a Quebrada de Humahuaca, que ainda guarda as marcas do Camino Del Inca, a maior rota de comércio 10.000 anos atrás. A Capital, Buenos Aires, é claro, localizada acima das margens do rio La Plata, o maior rio do mundo. Buenos Aires é a porta de entrada para a Argentina, é uma cidade fascinante, repleta de atrações culturais características, além de museus, teatros e uma animada vida noturna. A Patagônia é o principal local para esportes de inverno, como esqui. Já na costa da Patagônia, que dá para o Oceano Atlântico, Puerto Madryn cativa o visitante pelas baleias que chegam bem próximo à costa entre os meses de julho e dezembro com seus filhotes.
Aproveite esta dica!

Fala, Alberguista

Quem a gente entrevista este mês é o Mestre Bamba, do grupo Ilê Aiyê, que se hospedou aqui no Hostel para participar do V Festival Brasília de Cultura Popular. Ele nos contou um pouco sobre a história do grupo, cujo nome quer dizer “Casa Grande e Senzala”. O Ilê Aiyê surgiu em 1974 como o primeiro bloco carnavalesco da Bahia, no bairro de maior população negra do país, o Curuzu-Liberdade, com 600 mil habitantes.
O grupo vem homenageando os países, nações e culturas africanos e as revoltas negras brasileiras que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica e da auto-estima do negro do Brazil.
“Não me pegue não, não, não!...
Me deixe à vontade
Deixa eu curtir o Ilê
O Charme da Liberdade”

O seu movimento rítmico musical foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganha força e uma identidade peculiar, marcadamente negra.
Em 1999 o Ilê Aiyê foi premiado com o Troféu Bahia Folia como o melhor bloco afro do Carnaval baiano, concedido por críticos especializados. Pela Band'Aiyê já passaram grandes mestres da percussão baiana, como Carlinhos Brown.
O Mestre Bamba nos contou ter adorado o público brasiliense, disse ser uma platéia das mais animadas e muito participativa pelo que pode observar nas apresentações feitas no Festival. Sobre o próprio Festival, Bamba elogiou dizendo ser uma ótima idéia, uma grande iniciativa e muito criativa. Destacou que a ação é muito positiva, que dá visibilidade à cultura, pois há muito grupo e talentos maravilhosos por esse Brasil a fora, mas que não têm abertura nem oportunidade para mostrar sua arte.
Esta foi a primeira vez que Bamba disse se hospedar em um albergue e elogiou o atendimento, o que é um ótimo elogio já que o Ilê Aiyê e seus mais de 150 integrantes estão acostumados a viajar por todas as partes desse mundo fazendo apresentações, divulgando nossa cultura e a alegria brasileira. Obrigado e volte sempre!

 
Voltar



Cadastre-se e receba nosso Informativo no seu E-mail


Nome:

Email:

Escolaridade:

Data de Nascimento:

Endereço

Estado:

Renda pessoal:

Como Conheceu os Albergues da Juventude?

Digite o código da imagem acima

*

Open Informática e Internet