EM 1909 NA ALEMANHA


O professor Richard Schirmann dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos.
De atividades pedagógicas, passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos.

Foi assim que o prof. Schirmann descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas o pernoite em hospedarias.

Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude - HOSTEL, em Altena, Alemanha, no ano de 1912, que funciona até hoje.

Em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude - Hostelling International.

A idéia chegou no Brasil, na década de 60, década da geração "pé na estrada", do movimento hippie, dos movimentos estudantis no mundo.

Em 1971 o Brasil criou a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude e começou a fazer parte do Movimento Alberguista.

Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo, presente nos 5 continentes.

OS HI HOSTELS


Albergues da rede – são regidos por premissas básicas: Segurança, higiene, conforto, bom preço, hospitalidade e meio ambiente.

Estes Assured Standards garantem a confiança em um nível consistente de qualidade em serviços e facilidades em qualquer lugar do mundo. Saiba mais...

PROMOVER O INTERCÂMBIO CULTURAL


“Fomentar a educação de todos os jovens de todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor, religião, sexo, classe social nem opiniões políticas, para que possam chegar assim a compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país, como no estrangeiro.”



Essa é a nossa missão tal como estipula o Art. 2 dos Estatutos da Federação Internacional de Albergues da Juventude (International Youth Hostel Federation – IYHF).


NOSSA FILOSOFIA


É que jovens de todo o mundo conheçam, através do Hostelling International, países, cidades, culturas e costumes diferentes e aprendam a respeitar as peculiaridades de cada povo e a conviver em sociedade, contribuindo para formação do jovem.


Os hostels prezam pelo espírito de amizade, o sentimento de solidariedade e o desejo de viajar. Ser alberguista é sobretudo amar a liberdade, dignificar a convivência humana e o respeito.


EM 1º DE ABRIL DE 2003

Foi firmado um “Memorandum” entre a UNESCO e a Hostelling International, tornando os HIHostels - Albergues da Juventude - “Centros de Cultura e de Paz”. É o reconhecimento do quanto a Hostelling International vem contribuindo na formação do ser humano, como uma organização mundial com passado, presente e futuro comprometida com valores e fundamentos.


Rodrigo Fiúza

o Atleta da Paz, é um mineiro que não foi capaz de refrear as asas de seu insaciável espírito explorador, já tendo levado sua mensagem de Paz a mais de 60 países.




TRABALHO VOLUNTÁRIO

O programa "Centros de Aprendizagem pela Paz" é uma iniciativa da HI, com apoio da UNESCO, na qual onze jovens de distintas nacionalidades trabalharão como voluntários pela paz em onze HI Hostels ao redor do mundo.



CARTA AMBIENTAL

Albergues da Juventude - estão comprometidos com a Preservação Ambiental, conforme normas e critérios estabelecidos pela Federação Internacional, como: redução de consumo e conservação de recursos, eliminação de resíduos, reciclagem, proteção da natureza e educação ambiental.

Open Informática e Internet