ESTABELECIMENTO DE METAS

As metas são sempre traduções específicas, mensuráveis e com prazo definido dos sonhos do empreendedor. Uma meta deve sempre ser muito clara e, principalmente, deve ser importante para o empreendedor, porque ela significa a expressão dos seus sonhos.

Para estabelecer e cumprir metas é indispensável ver claramente o que se deseja. Nossas metas podem ser imediatas ou de médio e longo prazos. Então comece pensando no que você gostaria de ter, de ser ou de fazer.

BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA

Um empreendedor identifica uma boa oportunidade e faz acontecer. Para colocar essa habilidade em prática, pergunte-se sempre “Quem pagará por ela e por que pagará por ela?”.

Pense nos recursos que você tem hoje. Pode ser uma habilidade, um espaço, um talento, um imóvel, um determinado conhecimento que você gostaria de colocar em prática.

Anote todas as idéias e estude cada uma delas. Analise os benefícios e as desvantagens que elas oferecem. E não basta pensar, é preciso colocá-las em prática.

Você transforma suas idéias em realidade?

COMPROMETIMENTO

Estar comprometido é a capacidade de fazer sacrifícios pessoais em prol de seus objetivos. Todo esforço é necessário para cumprir um compromisso, fazer o que você se propôs dentro das condições que você definiu.

Você estaria disposto a abrir mão de atividades sociais para resolver imprevistos do seu projeto?

BUSCA DE INFORMAÇÕES

O empreendedor está sempre recebendo alguma nova informação. É uma pessoa curiosa que insiste em conhecer tudo em que está envolvido. As informações existem, estão disponíveis e geralmente não custam nada. Basta pesquisar.

Você troca informações periodicamente com seus colegas?

Faz pesquisas na Internet?

Quando você tem curiosidade sobre um assunto vai atrás da informação ou deixa passar e esquece?

Lê jornais e revistas para aumentar os seus conhecimentos?

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO

Planejamento e monitoramento são características importantes para o sucesso e geralmente são difíceis de detectar. Para começar, basta lápis e borracha. Você pode alterar os passos sempre que for necessário e corrigir o caminho para chegar à sua meta. Planeje cada etapa do seu projeto. Estabeleça prazos para o seu cumprimento. Escreva passo a passo o caminho que você pretende seguir. Depois de fazer esse planejamento, confira se as etapas estão acontecendo. Monitorar é ficar de olho.Quando você faz uma viagem é preciso planejar todos os detalhes:

Como a sua viagem será realizada?

Quem vai te ajudar a torná-la realidade?

Como será?

EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

A exigência de qualidade e a eficiência são importantes em qualquer tipo de atividade. Mas atenção, por mais qualidade que você forneça é preciso estar sempre melhorando para superar as expectativas e se destacar.

A qualidade é um valor para você?

O que é importante para garantir a qualidade no que você se propõe a realizar?

PERSISTÊNCIA

A persistência é uma característica indispensável. O caminho até obter sucesso é cheio de obstáculos. Ser persistente é enfrentar as dificuldades; é insistir nos planos e procurar soluções alternativas; é buscar incansavelmente resolver os problemas de percurso.

Você é capaz de dar a volta por cima após uma dificuldade?

Quando o plano dá errado você reformula, insiste ou abandona seu objetivo?

CORRER RISCOS CALCULADOS

Correr alguns riscos é necessário. Antes de colocar uma idéia em prática, deve-se analisar cuidadosamente. Considerar as possibilidades de erro e levantar as possíveis soluções para que haja o mínimo de imprevistos.

Você costuma pensar no que pode dar errado quando faz algum plano?

Os imprevistos sempre o pegam de surpresa?

PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS

O empreendedor está sempre atraindo as pessoas para si ou para o seu projeto. Por isso busca novos contatos e cultiva antigos. O relacionamento com pessoas e a capacidade de convencimento são alguns dos seus pontos fortes.

Pense am algumas pessoas que podem ajudar direta ou indiretamente o seu projeto.

Como você se relaciona com essas pessoas?

INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

Um empreendedor é sempre autodeterminado, sabe tomar decisões com segurança. Faz questão de ser seu próprio patrão, é “dono do seu nariz”. Mesmo que seja funcionário, o seu lema é “superar-se a cada dia, fazer hoje melhor do que ontem, acreditar em si e na capacidade de realizar sonhos e projetos”.

Você conhece a sua capacidade e os seus limites?

Você defende as suas idéias?

 



Realização:


Co-realização: